Este é o blog do curso Práticas mídia-educativas com projetos 2012 organizado pelo Núcleo de Tecnologia Municipal – NTM de Florianópolis em consonância com as políticas do Ministério da Educação de inovação tecnológica do programa de formação ProInfo Integrado. O curso tem como objetivo o desenvolvimento de projetos que integrem as mídias na realidade profissional dos participantes (professores, especialistas e auxiliares da educação infantil e ensino fundamental)

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

CRECHE IRMÃO CELSO : ANA CAROLINA BREMM, DAYSE PEREIRA, ELISIANE FONTANA, RUTE AMORIM, LIZETE INES BRASIL


JUSTIFICATIVA:
TENDO EM VISTA O AVANÇO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS E SEU USO FREQUENTE NA SOCIEDADE TORNOU-SE NECESSÁRIO SUA UTILIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO COMO FORMA DE MELHORAR E ENRIQUECER A PRÁTICA PEDAGÓGICA,SENDO DE FUNDAMENTAL IMPORTÂNCIA REALIZAR ATIVIDADES LIGADAS AO LÚDICO E APRENDIZAGEM DE NOSSAS CRIANÇAS,CONTRIBUINDO POSITIVAMENTE PARA UM MELHOR DESENVOLVIMENTO TORNANDO AS AULAS MAIS PRAZEROSAS E ATRATIVAS.
METODOLOGIA:
*APRESENTAÇÃO AS CRIANÇAS COMO UTLIZAREM COMPUTADOR E OUTROS RECURSOS MULTIMIDIA NOS MOMENTOS DE BRINCADEIRAS
*ATIVIDADES DIVERSAS ENVOLVENDO LEITURAS, VÍDEOS.
*JOGOS DE ALFABETIZAÇÃO.
*JOGOS DE CONCENTRAÇÃO E MEMORIZAÇÃO.
*ATIVIDADES DE DIGITAÇÃO.
*ATIVIDADES COM DESENHO NO COMPUTADOR

mapa conceitual turma 2

Plano "Arte e Meio Ambiente"


Arte e Meio Ambiente

Observando o cotidiano das crianças percebemos a influência da natureza em seu dia a dia, e como isso favorece na vida dos mesmos.
Logo, pensamos em unir o cultural e o natural, por meio da arte, explorando o meio em que vivem de forma lúdica.
Contudo, a intenção é envolver os dois temas transformando meio ambiente em arte.
Sabemos que as crianças vivem múltiplas  linguagens. Os olhares se remetem a riqueza das brincadeiras, dos jogos, dos sons e das cores em suas criações. 

Grupo Árvore

Projeto Tamar
Obra com papel machê


Obra com areia colorida

Brinquedo com tampas diversas

Pintura

Trabalho com álcool e papel crepom

Cuidado diário com as plantas
confecção do papel machê

Interação com a natureza


Aula passeio
Maquete do NEI
Areia colorida

Brincando com sucata
Já criamos varias possibilidades de interação, como a construção de obras com papel machê e sucata, areia com cor onde eles mesmos coloriram trazendo da praia, maquete da instituição, aulas passeio, identificação das letras do nome, brinquedos criados com a própria sucata, cuidado diário com as plantas, pinturas... Enfim, uma série de possibilidades já alcançadas.



Karine O. Souza  Grupo 2