Este é o blog do curso Práticas mídia-educativas com projetos 2012 organizado pelo Núcleo de Tecnologia Municipal – NTM de Florianópolis em consonância com as políticas do Ministério da Educação de inovação tecnológica do programa de formação ProInfo Integrado. O curso tem como objetivo o desenvolvimento de projetos que integrem as mídias na realidade profissional dos participantes (professores, especialistas e auxiliares da educação infantil e ensino fundamental)
terça-feira, 18 de setembro de 2012
Plano de Ação Integradora
Orelha de Limão - Projeto Educativo ao Grupo V/VI da Creche Continente.
- O objetivo do projeto é explorar a obra de Orelha de Limão de Katja Reider e Angela V. Roehl, com as crianças com a idade de 4 a 6 anos.
- O tema da obra é a Diversidade e o processo de inclusão;
- Propor situações que protagonizem os jogos de reconstrução de papeis;
- Promover discussões a respeito da temaática da Diversidade;
- Possibilitar atividades de expressão;
- Utilizar recursos midiáticos para registro, avaliação e socialização das propostas;
- Propor às crianças desenhar a história contada;
- Dramatizá-la em uma peça de teatro;
- Utilizar recursos midáticos (desenhos, vídeos e fotos) para registrar as apresentação;
- Socializar estes registros com as crianças, verificar suas reações;
- Registrar, analisar as informações para avaliar o projeto.
Possuo dúvidas em relação em desenvolver a situação-problema e, principalmente, em relação ao cronograma.
Abraço!
Acessem a história: Orelha de limão
http://www.slideshare.net/D1V2D3/historia-orelha-de-limaopr-escolar-3763835
Luciana - Turma 2
Orelha de Limão - Projeto Educativo ao Grupo V/VI da Creche Continente.
- O objetivo do projeto é explorar a obra de Orelha de Limão de Katja Reider e Angela V. Roehl, com as crianças com a idade de 4 a 6 anos.
- O tema da obra é a Diversidade e o processo de inclusão;
- Propor situações que protagonizem os jogos de reconstrução de papeis;
- Promover discussões a respeito da temaática da Diversidade;
- Possibilitar atividades de expressão;
- Utilizar recursos midiáticos para registro, avaliação e socialização das propostas;
- Propor às crianças desenhar a história contada;
- Dramatizá-la em uma peça de teatro;
- Utilizar recursos midáticos (desenhos, vídeos e fotos) para registrar as apresentação;
- Socializar estes registros com as crianças, verificar suas reações;
- Registrar, analisar as informações para avaliar o projeto.
Possuo dúvidas em relação em desenvolver a situação-problema e, principalmente, em relação ao cronograma.
Abraço!
Acessem a história: Orelha de limão
http://www.slideshare.net/D1V2D3/historia-orelha-de-limaopr-escolar-3763835
Luciana - Turma 2
projeto resgatando as brincadeiras antigas
O plano de ação integradora partiu da necessidade de resgatar as brincadeiras antigas no contexto escolar, no qual será realizado com vinte e dois alunos de seis a quatorze anos de um projeto sobre meio ambiente, que já vem sendo desenvolvido na unidade educativa, pois a partir deste projeto que já existe, trabalhou-se o resgate das brincadeiras antigas conhecendo as origens das brincadeiras utilizando o recurso do computador para saber como surgiu essas brincadeiras.Nesse viés, os alunos confeccionaram brinquedos como: vai e vem, peteca, estica e puxa entre outros, utilizando material reciclado. após a confecção desses brinquedos faremos um dia de brincadeira ao ar livre para colocar em prática e socializar as brincadeiras dentro do contexto educativo.Para a socialização do curso será utilizado um power point para a apresentação deste projeto.
Reutilização de materiais recicláveis e suas possibilidades na educação infantil
Fabiana Nunes e Milene Marques
A Creche Caetana Marcelina Dias já conta com o projeto "Horta, um pedacinho da natureza na creche" onde 8 turmas trabalham coletivamente plantando , cuidando da horta, utilizando aquilo que plantamos para uma alimentação mais saudável.
Algumas crianças então, sentiram a necessidade de ter um espantalho para ajudar a cuidar da horta, já que na Creche existem muitas espécies de pássaros que a rondam, à procura de alimentos .
Duas turmas GIV e GVI se uniram para essa "missão", estão confeccionando a partir de materiais recicláveis o espantalho, primeiramente contamos a história do espantalho solidário e agora já começaram a confeccionar o espantalho que está ficando uma graça... logo iremos postar as fotos de nossos artistas pintando, costurando, colando e se encantando com o novo amigo espantalho.
Plano de ação!!
Vamos desenvolver um projéto sobre artes, onde o tema é: " uma janela para as artes" e para dar visibilidade do trabalho escolhemos a mídia do livro digital.
Plano de Ação Integradora: Vamos cantar, escutar, dançar e nos divertir.
O nosso projeto iniciou com a corda toda. As crianças se mostraram muito receptivas a proposta proporcionando uma manhã agradável, de encontros inesperados e muita diversão. Com o intuito de ampliar o repertório musical, começamos a colocar músicas no parque que as crianças não costumam apreciar no seu cotidiano. A trilha sonora escolhida de hoje foi do Sítio do pica pau amarelo.
Samara e Mônica
Turma 2
Turma 2
PLANO DE AÇÃO INTEGRADORA: O FILME ENQUANTO RECURSO PEDAGÓGICO PARA O CONHECIMENTO DE DIFERENTES MANIFESTAÇÕES CULTURAIS.
CURSO:
PRÁTICAS MÍDIA-EDUCATIVAS COM PROJETOS
ALUNA:
FERNANDA NUNES (CRECHE BEM-TE-VI)
PLANO
DE AÇÃO INTEGRADORA: O FILME ENQUANTO RECURSO PEDAGÓGICO PARA O
CONHECIMENTO DE DIFERENTES MANIFESTAÇÕES CULTURAIS.
Partindo
da preocupação que se tem hoje em dia com o uso da tv e dvds nas salas de aula, principalmente na educação infantil e articulando ao projeto coletivo da creche Bem-Te-Vi: “O
vôo do Bem-te-vi na diversidade étnica” que propõe a inclusão
de diferentes etnias no dia a dia das crianças e adultos envolvidos
no processo educativo, iremos construir um momento significativo para
as crianças onde o vídeo/filme servirá como um instrumento de
apoio para a prática pedagógica.
Desta
forma, pretendemos possibilitar
para nossas crianças o conhecimento de diferentes manifestações
culturais trabalhando
a identidade cultural e debatendo sobre a diversidade em nosso país
no âmbito individual, social e coletivo.
Assim pretendemos ampliar
o repertório audiovisual das crianças; apresentar
para as crianças os famosos "filmes" de maneiras diferentes tanto no modo de apresentação (cineminha) quanto ao seu conteúdo; Usar
o filme como um instrumento de apoio
no projeto coletivo da creche.
Para
isso iremos escolher uma sala e preparar todo o ambiente. O filme
será apresentado com o uso do Datashow.
A socialização será uma apresentação
em PowerPoint com as fotos desse momento.
18/09/2012
PAI: A musicalização na Educação Infantil
Simoni Ventura, Michele Silveira e Sandra da Silva
Nosso plano da ação envolve a importância da música no desenvolvimento infantil no início da educação básica - educação infantil, esse mesmo que envolve instrumentos musicais, imagens, sons de todos os ritmos e principalmente a interação e descoberta das crianças diante da melodia que está presente nos espaços que estão inseridos.
Entre outros objetivos buscamos mediar música e aprendizagem dentro de vários contextos visualisados diariamente pelas crianças nesta fase tão importante do seu desenvolvimento.
Turma 2
PAI: A musicalização na Educação Infantil
Simoni Ventura, Michele Silveira e Sandra da Silva
Nosso plano da ação envolve a importância da música no desenvolvimento infantil no início da educação básica - educação infantil, esse mesmo que envolve instrumentos musicais, imagens, sons de todos os ritmos e principalmente a interação e descoberta das crianças diante da melodia que está presente nos espaços que estão inseridos.
Entre outros objetivos buscamos mediar música e aprendizagem dentro de vários contextos visualisados diariamente pelas crianças nesta fase tão importante do seu desenvolvimento.
Turma 2
Terceiro encontro da turma 2
Hoje é o nosso terceiro encontro.
Estamos revisando o estudo do blog e vamos iniciar o mapa conceitual.
Estamos revisando o estudo do blog e vamos iniciar o mapa conceitual.
Assinar:
Postagens (Atom)