Este é o blog do curso Práticas mídia-educativas com projetos 2012 organizado pelo Núcleo de Tecnologia Municipal – NTM de Florianópolis em consonância com as políticas do Ministério da Educação de inovação tecnológica do programa de formação ProInfo Integrado. O curso tem como objetivo o desenvolvimento de projetos que integrem as mídias na realidade profissional dos participantes (professores, especialistas e auxiliares da educação infantil e ensino fundamental)

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Plano de Ação Integradora

Orelha de Limão - Projeto Educativo ao Grupo V/VI da Creche Continente.


- O objetivo do projeto é explorar a obra de Orelha de Limão de Katja Reider e Angela V. Roehl, com as crianças com a idade de 4 a 6 anos.  
- O tema da obra é a Diversidade e o processo de inclusão;
- Propor situações que protagonizem os jogos de reconstrução de papeis;
- Promover discussões a respeito da temaática da Diversidade;
- Possibilitar atividades de expressão;
- Utilizar recursos midiáticos para registro, avaliação e socialização das propostas;
- Propor às crianças desenhar a história contada;
- Dramatizá-la em uma peça de teatro;
- Utilizar recursos midáticos (desenhos, vídeos e fotos) para registrar as apresentação;
- Socializar estes registros com as crianças, verificar suas reações;
- Registrar, analisar as informações para avaliar o projeto.

Possuo dúvidas em relação em desenvolver a situação-problema e, principalmente, em relação ao cronograma.

Abraço!


Acessem a história: Orelha de limão

http://www.slideshare.net/D1V2D3/historia-orelha-de-limaopr-escolar-3763835


Luciana - Turma 2


projeto resgatando as brincadeiras antigas

O plano de ação integradora partiu da necessidade de resgatar as brincadeiras antigas no contexto escolar, no qual será realizado com vinte e dois  alunos de seis a quatorze anos de um projeto sobre meio ambiente, que já vem sendo desenvolvido na unidade educativa, pois a partir deste projeto que já existe, trabalhou-se o resgate das brincadeiras antigas conhecendo as origens das brincadeiras utilizando o recurso do computador para saber como surgiu essas brincadeiras.Nesse viés, os alunos  confeccionaram  brinquedos como: vai e vem, peteca, estica e puxa entre outros, utilizando material reciclado. após a confecção desses brinquedos faremos um dia de brincadeira ao ar livre  para colocar em prática e socializar as brincadeiras dentro do contexto educativo.Para a socialização do curso será utilizado um power point para a apresentação deste projeto.

Reutilização de materiais recicláveis  e suas possibilidades na educação infantil

Fabiana Nunes e Milene Marques


           A Creche Caetana Marcelina Dias já conta com o projeto "Horta, um pedacinho da natureza na creche" onde 8 turmas trabalham coletivamente plantando , cuidando da horta, utilizando aquilo que plantamos para uma alimentação mais saudável. 
          Algumas  crianças então, sentiram a necessidade de ter um espantalho para ajudar a cuidar da horta, já que na Creche existem muitas espécies de pássaros que a rondam, à procura de alimentos  . 
           Duas turmas GIV e GVI se uniram para essa "missão", estão confeccionando a partir de materiais recicláveis o espantalho, primeiramente contamos a história do espantalho solidário e  agora já começaram  a confeccionar o espantalho que está ficando uma graça... logo iremos postar as fotos de nossos artistas pintando, costurando, colando e se encantando com o novo amigo espantalho. 


Plano de ação!!

Vamos desenvolver um projéto sobre artes, onde o tema é: " uma janela para as artes" e para dar visibilidade do trabalho escolhemos a mídia do livro digital.

Plano de Ação Integradora: Vamos cantar, escutar, dançar  e nos divertir.

O  nosso projeto  iniciou  com a corda toda. As crianças se mostraram muito receptivas a proposta proporcionando uma manhã agradável, de encontros inesperados e muita diversão.  Com o intuito  de ampliar o repertório musical, começamos a colocar músicas  no parque que as crianças não costumam apreciar no seu cotidiano. A trilha sonora escolhida de hoje foi  do Sítio do pica pau amarelo.

 Samara e Mônica
Turma 2

PLANO DE AÇÃO INTEGRADORA: O FILME ENQUANTO RECURSO PEDAGÓGICO PARA O CONHECIMENTO DE DIFERENTES MANIFESTAÇÕES CULTURAIS.


CURSO: PRÁTICAS MÍDIA-EDUCATIVAS COM PROJETOS
ALUNA: FERNANDA NUNES (CRECHE BEM-TE-VI)
PLANO DE AÇÃO INTEGRADORA: O FILME ENQUANTO RECURSO PEDAGÓGICO PARA O CONHECIMENTO DE DIFERENTES MANIFESTAÇÕES CULTURAIS.

Partindo da preocupação que se tem hoje em dia com o uso da tv e dvds nas salas de aula, principalmente na educação infantil e articulando ao projeto coletivo da creche Bem-Te-Vi: “O vôo do Bem-te-vi na diversidade étnica” que propõe a inclusão de diferentes etnias no dia a dia das crianças e adultos envolvidos no processo educativo, iremos construir um momento significativo para as crianças onde o vídeo/filme servirá como um instrumento de apoio para a prática pedagógica.
Desta forma, pretendemos possibilitar para nossas crianças o conhecimento de diferentes manifestações culturais trabalhando a identidade cultural e debatendo sobre a diversidade em nosso país no âmbito individual, social e coletivo. 
Assim pretendemos ampliar o repertório audiovisual das crianças; apresentar para as crianças os famosos "filmes" de maneiras diferentes tanto no modo de apresentação (cineminha) quanto ao seu conteúdo; Usar o filme como um instrumento de apoio no projeto coletivo da creche.
Para isso iremos escolher uma sala e preparar todo o ambiente. O filme será apresentado com o uso do Datashow.
A socialização será uma apresentação em PowerPoint com as fotos desse momento.





18/09/2012
PAI: A musicalização na Educação Infantil
Simoni Ventura, Michele Silveira e Sandra da Silva

Nosso plano da ação envolve a importância da música no desenvolvimento infantil no início da educação básica - educação infantil, esse mesmo que envolve instrumentos musicais, imagens, sons de todos os ritmos e principalmente a interação e descoberta das crianças diante da melodia que está presente nos espaços que estão inseridos.
Entre outros objetivos buscamos mediar música e aprendizagem dentro de vários contextos visualisados diariamente pelas crianças nesta fase tão importante do seu desenvolvimento.

Turma 2

Terceiro encontro da turma 2

Hoje é o nosso terceiro encontro.

Estamos revisando o estudo do blog e vamos iniciar o mapa conceitual.