Este é o blog do curso Práticas mídia-educativas com projetos 2012 organizado pelo Núcleo de Tecnologia Municipal – NTM de Florianópolis em consonância com as políticas do Ministério da Educação de inovação tecnológica do programa de formação ProInfo Integrado. O curso tem como objetivo o desenvolvimento de projetos que integrem as mídias na realidade profissional dos participantes (professores, especialistas e auxiliares da educação infantil e ensino fundamental)

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

2º Encontro


O segundo encontro do curso tem a seguinte pauta:
- Socialização dos Planos de Ação;
- Video - texto "Fronteiras Digitais"
- Blog Coletivo;
- Atividade a Distância (4h), leitura de texto e postagem no blog


Assistiu ao vídeo? Agora faça sua análise e deixe postado no comentário a sua opinião.
Lembre de se identificar como cursista, caso faça parte do curso.

41 comentários:

  1. Conforme o, vídeo é interessante percebermos a intensa mudança nos meios tecnológicos e midiáticos, e desde já sofremos por uma cultura midiática por força da sociedade em que vivemos.
    Cabe aos educadores críticos educar os alunos por um princípio de educação "libertadora" com aberturas para o ensino de mídias, porém é preciso sempre estar atento aos limites com que as mídias representam a realidade.hoje mais do que nunca a mídia molda nossas perceoções sobre o mundo e esse debate precisa estar sendo trazido para dentro da sala de aula.
    O que as mídias nos mostram são mediações e não a realidade, são representaçoes e não a verdade.

    ResponderExcluir
  2. O vídeo é muito interessante. Após assistir ele e passar alguns momentos refletindo sobre algumas questões que meu filho de 13 anos trás para casa. " As aulas são sem graça." ele diz algumas vezes " Pensa que é legal ficar sentado 4 horas escutando o professor falar de coisas do tempo do onça."
    Estamos em uma era digital, onde essas crianças acessam qualquer informação em segundos, mais ainda utilizamos os recursos multimidias de forma errônea. Como podemos ainda ministrar aulas sentados em carteiras enfileiradas, respondendo questionários e discutindo temas desatualizados.
    Devemos levar para sala o mesmo acesso que essas crianças e adolescentes tem fora dela, mostrando o jeito correto de utiliza-lás. Só assim estaremos também buscando uma educação de qualidade.

    ResponderExcluir
  3. O vídeo me chamou a reflexão como devo usar as mídias com minhas crianças, já que elas tem acesso em seu dia a dia em casa com seus pais e na creche com suas professoras. Como usa-las de forma lúdica e interessante sem tornar uma coisa massante e repetitiva. As mídias vieram para acrescentar a esta pratica educativa mais prazer em estar nesse ambiente escolar mais como fazer com que estes profissionais que não sabem utiliza-la queiram aprender a usa-la? Dificil talvez mais não impossível.

    ResponderExcluir
  4. O vídeo mostra que a educação que oferecemos às nossas crianças deve acompanhar o ritmo da sociedade em que vivemos e que não pode ficar atrelada ao passado, onde as crianças eram apenas ouvintes e não produziam seu conhecimento. A sociedade é dinâmica, tem vida e cor, assim, a educação tem que ter movimento, ser colorida e alegre como a criança é. O papel do educador é proporcionar à criança recursos para que ela possa enfrentar o mundo ao seu redor.

    ResponderExcluir
  5. O vídeo "fronteiras digitais" mostra que a escola não tem acompanhado as mudanças sociais ocorridas na área tecnológica ao longo dos anos, tornando-se assim, um espaço distante da realidade das crianças.
    Acompanhar este processo de mudança e aproveitar o que ele traz de bom para a educação se faz necessário para que os alunos consigam ver a escola como um espaço interessante e aberto a novos conhecimentos, que hoje são necessários à compreensão do mundo.

    ResponderExcluir
  6. Nunca devemos sbestimar nada em que a criança esta habituada, muitas familias colocam as crianças para passar seus tempos preciosos em frente da TVs para que assim nao encomodem, mas na creche qual é o papel da TV?
    Acredito que assistir TV na creche e dar a importancia para o que a criança gosta de assistir é entender esse mundo tão colorido que a criança cria;
    A sociedade esta em constante mudança e nos professores estamos PARADOS numa educação em que o professore sempre tem razão.
    Uma criança que senta na roda, canta, traz sempre o que pedimos na hora certa e no dia certo não quer dizer nada, além de reproduzir o que todos reproduzem;
    Mas aquela criança que tenta burlar as regras que não aceita ficar muito tempo na roda que cria expectativas, interfere na história, que cria enredos proprios e busca o diferente no cotidiano, muitas vezes é tratada de PROBLEMA.
    Sendo que na realidade estamos acostumadas a ver o mundo da criança Preto e Branco, porém o ritmo das crianças está acima de 100km/h onde somente com muito esforço as alcançaremos.
    Contudo o vídeo vem ao encontro para pensarmos, que crianças estamos educando, para qual sociedade?
    As tecnologias estão ai e nossas crianças como dizem ja nascem tecnologicas, dentro da era digital, então somos nós que temos que nos habituar a esse novo mudo de EDUCAR!

    ResponderExcluir
  7. A tecnologia pode influenciar na maneira de pensar, agir e se portar e dessa maneira atingir todo o tecido social, pois agimos de acordo com o que vemos e ouvimos. Somos contagiados pelos meios de comunicação.Como a escola e a família poderá se isolar diante de tantos avanços tecnológicos? São tantas as informações recebidas e acrescentadas cada dia que se corre o risco de não termos uma visão do todo,mas apenas fragmentos de conhecimentos, portanto os educadores deverão estar atentos as novas formas de ensino aprendizagem para uma geração que já nasce imersa na tecnologia.

    ResponderExcluir
  8. O video-texto; "Fronteiras Digitais" nos faz refletir sobre o ontem o hoje e o amanha...
    Mostra as mudanças,as transformações das relações socias e como elas se estabelecem com a mídia.
    Deixa claro a diferença da relaçao com a mídia entre casa e escola. É facil percebe que a escola não acompanhou estas transformações e que a relação estabelecida em casa tem mais movimento e é mais atraente do que a relação da escola,que demostra ser fria e sem brilho. Em casa a tecnologia foi acompanhada e na escola continua sendo a mesma de gerações passadas.
    È preciso ampliar ,aguçar a curiosidade das crianças para que elas tenham sede do saber.
    A mídia é algo a mais para ser utilizado e dar um toque especial em nossos projetos educativos.
    Todo conhecimento é importante, porem mais importante que ele é a forma que este é passado e repassado.É necessário que ele aconteça de forma prazerosa e significativa.

    ResponderExcluir
  9. Concordo com você Rute Amorim, as tecnologias estão em alta, e a cada dia as nossas praticas vão ficando menos prazerosas para as crianças. Podemos e devemos contar com as mídias para nos auxiliarem neste processo de transição tecnológica.

    ResponderExcluir
  10. Os meios de comunicação vêm tendo um crescimento acelerado, as crianças e adolescentes são influenciadas pela mídia a todo o momento. Em casa eles têm acesso facilitado por meio dos pais, que muitas vezes não proíbem. O vídeo "Fronteiras Digitais" é um meio de comunicação que alerta educadores para o uso das tecnologias. Faz o educador refletir sobre sua prática pedagógica, pois algumas tecnologias são ferramentas para aprendizagem da criança, porém precisamos saber utilizá-la. Essa ferramenta deve ser um complemento para a aprendizagem, e não a única.

    ResponderExcluir
  11. Segundo o filme pude avaliar que todos estão ligados, pais alunos e professores. Que a tecnologia está cada vez mais próximo da sociedade.
    Devemos como educadores trabalhar com recursos direcionados com a mídia. Pois nossas crianças além de gostarem de novidades estão cada vez mais informadas.
    Por que deixar só em casa se podemos trabalhar em coletivo.

    ResponderExcluir
  12. Nossas crianças estão muito ligadas as tecnologias e nos dias atuais não tem como fugir disto, trazendo assim para sala de aula.

    ResponderExcluir
  13. O filme é muito claro em mostrar como a tecnologia está presente na vida das nossas crianças. E de como essas mídias transformaram a educação atual.Tenho o exemplo disso em casa, minha filha de 10 anos que desde os 3 anos foi apresentada para o computador tem uma excelente manuseio da máquina bem melhor que os pais. Ela a minha filha deve encontrar também uma sala igual a que aparece no filme. Devemos como educadores direcionar as mídias para a troca de experiências com nossos alunos.

    ResponderExcluir
  14. O vídeo permite uma reflexão sobre uma nova organização de tempo e espaço, a importância da nossa mediação (utilizar os recursos tecnológicos identificando junto com as crianças, a subjetividade presente nas mensagens e informações veiculadas...).
    O currículo pode ser significativo quando concretizado naquilo que é vivido e sentido...
    Jana (cursista turma 2)

    ResponderExcluir
  15. Fronteiras Digitais
    O vídeo nos mostra a realidade em que vivemos a muito tempo. E para mudar isso, devemos começar cobrando de nós mesmos. Atualizando nossos conceitos, frente nossas práticas. Logo, conscientizar as famílias participando e cobrando das autoridades, novas tecnologias para os usos pedagógicos nas escolas.
    Karine (cursista grupo 2)

    ResponderExcluir
  16. O avanço tecnológico intelectual das nossas crianças é evidente a cada lançamento de um novo programa ou produto. Como docentes, precisamos estar próximos desta evolução para prezarmos pela eficiência e continuidade prazerosa do uso midiático. Não é só usar as tecnologias para sair do marasmo da escola sem atrativos, é preciso saber como e quando usá-las para trazer benefícios de crescimento pessoal e profissional.É muito bom estar conectado ao mundo sempre aliando conhecimento com descobertas.
    Simoni (cursista grupo 2-2012)

    ResponderExcluir
  17. a rotina das crianças na educação infantil, onde trabalho, é diferente da do ensino fundamental- como mostra o vídeo. Tenho uma mesa na sala, utilizo o refeitório quando preciso de mais, temos acesso à sala de vídeo, há um aparelho de som na sala... e geralmente as crianças nao querem ir para casa ao fim do dia...
    Com relação ao acesso a informações, estamos enquanto professores engatinhando nesta esfera tecnológica, onde muitas crianças mesmo da educação infantil, já dominam o sistema. Só para relatar um fato: dias destes, as crianças brincando com caixas de papelão, deitaram no chão e simularam o trabalho de digitação de um teclado - isso crianças de dois anos! perguntei sobre o que faziam, e uma delas me disse estar na internet. há crianças com acesso frequente e constante a diversas ferramentas e mídias. Porém ainda há espaço na educação ao encantamento com uma história bem narrada, bem lida, bem contada. contada com gosto, com entusiasmo.
    penso ser necessário o acesso das crianças ao conhecimento nas escolas também através de diferentes recursos e mídias, mas o adulto também precisa se capacitar e correr atrás desta ferramenta. não podemos parar no tempo, nem perder o encantamento.

    ResponderExcluir
  18. O vídeo irreverente apresenta, brevemente, como a cultura televisiva influenciou nossas vidas, nos últimos 30 anos, e de que forma modificou nosso comportamento.
    Apresentou as diversas mídias que “invadiram” nosso cotidiano e, também, a sua evolução que contribuiu para as mudanças em nossa maneira de pensar e agir. Em contrapartida, comparou com a permanência da metodologia de ensino na educação atual, que não se adaptou a realidade exterior às salas de aula. Portanto, é importante refletir em relação às nossas práticas como educadores, e aos métodos de ensino que devem ser mais dinâmicos. Devemos acompanhar a relação dos estudantes com as TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação), e ao mesmo tempo, orientá-los em relação ao seu uso, não apenas como uma ferramenta, mas como um recurso para se informar, comunicar e interagir.

    ResponderExcluir
  19. A mídia é algo que tem que ser muito bem explorada, para que seja apropriada de uma maneira significativa, incluindo novas possibilidades sem excluir o que temos. Estamos na era digital, e temos que tomar cuidado com o fator humano, contanto e os relacionamentos. Muita tecnologia pode gerar problemas no desenvolvimento afetivo, tendo problemas com relacionamentos no seu dia-dia... Como profissionais da educação temos que prestar atençao a estas questoes e intervir positivamente com as tecnologias.

    ResponderExcluir
  20. com a transformação da sociedade capitalista e com a expansão da tecnologia houve avanços nas informações , no entanto, antigamente as informações chegavam muito lentas, hoje com o uso das tecnologias essas dificuldades acabaram, pois as informações são instantâneas e está em toda a parte do mundo. Como professores temos que nos atualizar para saber usar e incentivar os alunos a usar as novas tecnologias, estimulando-os a desenvolver o pensamento, a observação do mundo, pois queremos formar estudantes participativos, que pensem, tenham autonomia, saibam trabalhar em grupo, além de cumprirem suas tarefas com responsabilidade e autonomia.

    ResponderExcluir
  21. Nos últimos anos presenciamos uma grande evolução na utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação. Essas tecnologias estão presentes nos mais diversos setores da sociedade. Na Educação está demorando um pouco, pois o filme mostra o contato que o menino tem em casa com as TICs e na Escola nada relacionado a elas.Portanto, novas práticas pedagógicas devem ser adotadas para melhorar o processo de ensino e aprendizagem. O grande desafio do educador é direcionar a utilização das tecnologias para o processo educacional, ou seja, propiciar a oportunidade de expressão e sociabilização através das mesmas.

    ResponderExcluir
  22. O Video nos mostra uma realidade que ha muito tempo esta acontecendo e que se nao mudarmos nossas atitudes continuara acontecendo enquando fingimos que nao esta. Grupo 2

    ResponderExcluir
  23. Este vídeo nos leva a refletir na importância da escola e professores se atualizarem nos constantes avanços tecnológicos da sociedade. Os nossos alunos já não falam, mais a mesma linguagem de nossos pais, sua infância não é como foi a nossa, a linguagem é rápida, cheia de informações e curiosidade, então devemos nos atualizar com o propósito de aprender essa forma de comunicação, para que nossas salas de aula se tornem atrativas e significantes, devemos aprender a nos comunicar e dominar essas tecnologias para assim mudar nossa prática.
    Cursista turma 2.

    ResponderExcluir
  24. O Vídeo "Fronteiras digitais" retrata bem a realidade dos jovens e crianças, a tecnologia esta inserida em nosso dia a dia, queiramos ou não, a tv, o computador... precisammos pensar numa educação significativa para os alunos, pensar em trazer para sala de aula assuntos de interessantes que faça parte de suas vidas.

    ResponderExcluir
  25. Antes da criança chegar à escola, já passou por processos de educação importantes: pelo familiar e pela mídia eletrônica. No ambiente familiar, mais ou menos rico cultural e emocionalmente, a criança vai se desenvolvendo, A criança também é educada pela mídia, principalmente pela televisão.Atualmente as mudanças na sociedade estão nascendo, se organizando etomando conta das cidades por conta das mídias sociais, termo que caracterizao uso do meio eletrônico para interação entre as pessoas.

    ResponderExcluir
  26. VÍDEO BASTANTE REFLEXIVO, QUE NOS LEVA A PENSAR POR DOIS LADOS, O LADO DAS ATUALIDADES, E O CRESCIMENTO DAS MÍDIAS COMO RECURSOS E COMO ELAS PODEM NOS AJUDAR EM DIVERSAS SITUAÇÕES , MAS POR OUTRO LADO NOS FAZ PENSAR NOS EXAGEROS E VÍCIOS QUE ESTAS MÍDIAS PRODUZEM TANTO EM NÓS ADULTOS COMO NAS CRIANÇAS, DEVOMOS ESTAR ATENTOS PARA QUE OS BONS HÁBITOS NÃO ESCORRAM POR ÁGUA A BAIXO!!!!! CURSISTA TURMA 2

    ResponderExcluir
  27. O uso das mídias e a sua influência para as crianças com certeza é um tema muito polêmico, pois ao mesmo tempo em que se constituem como um meio que possibilita inúmeras experiências positivas para as crianças pode também ser uma forma de alienação, de contribuição para o consumo.
    A meu ver, o profissional de educação tem que estar ciente, ao usar alguma mídia que sua função é, antes de qualquer coisa, propor situações que acrescentem informações variadas às crianças, aumentando seus repertórios culturais. Para isso, precisam fazer parte da proposta pedagógica.
    Tendo essas preocupações em mente, e articulando esses materiais a outras linguagens, como contação de histórias, artes visuais, músicas, etc., as mídias entram como um dos possíveis elementos de apoio - e não o único a ser usado.

    Fernanda Nunes (cursista turma 2 - terça-feira)

    ResponderExcluir
  28. O mundo está em constante mudança e cada vez mais "tecnoligicamente trasnformado". É possível, em minha volta para casa no onibus, observar grande número de passgeiros conectados por meio de seus celulares ou tablet´s. É ainda, agora comum, irmos a diversos estabelecimentos com rede wirelles e suas senhas disponíveis em banners para o acesso free a internet. Isso tudo, representa a liberdade e facilidade de acesso ao que era comum chamado de caro ou dificil de entender.
    Para nós, professoras... O que isso significa? Ao meu ver, a educação precisa acompanhar esta tranformação, a medida que entendemos a escola enquanto um aparelho ideológico de emancipação que tem por finalidade social ampliar o repertório cultural das crianças.

    Lívia Turma 2 - terça-feira

    ResponderExcluir
  29. Acredito na importância da formaçâo onde paramos para refletir nas nossas ações e em nosso dia a dia, pois é preciso estar sempre buscando mais e entendendo que é necessário ficar dentro das novas tecnologias, das novidades do momento mesmo que seja só para conhecer e saber do que se trata tal coisa ou apreciar e desenrolar o assunto. Com o tempo tudo muda e a maneira de ensinar, mediar também mudou hoje as crianças estão muito além no entanto os educadores não controlam mais as aulas do seu jeito, ńós educadores vimos o tempo todo a ansiedade das crianças em estar conectadas com o mundo através das novas tecnologias, e quando nos colocamos como parte do processo a aprendizagem se torna mais significativa e prazeroza para ambos...Adriana turma 2

    ResponderExcluir
  30. Bom, com relação ao vídeo, penso que é esse tipo de situação é muito recorrente, as crianças estão a quem, muito a frente e o sistema educacional, ainda, muito arcaico. Por isso penso ser de extrema importância esses cursos de formação, que colocam os professores frente a frente com as tecnologias atuais, com o computador, sites, blogues, em fim outros...
    A questão é que, esse avanço todo gera situações muito positivas e outras negativas, é preciso encontrar um meio termo entre as tecnologia e seu manuseio..Nem usar demais e tão pouco deixar de apresentá-las para as crianças.

    ResponderExcluir
  31. O vídeo apresentado apresenta a passagem das gerações e as mudanças e influências tecnológicas na vida familiar, no entanto na escola que relata o vídeo esta mídia não se encontrava presente. A escola apresentada no vídeo ainda não está aberta para esse mundo digital, já a família demonstrou o contrário, pois Joaquim tinha acesso a vários recursos digitais. Este tipo de inclusão digital na vida do ser humano é muito importante, mas merece uma atenção especial quanto a maneira e fim o qual se destina o uso destes tipos de recursos.
    Uma maneira de poder tornar o uso destas ferramentas digitais nas escolas mais ativa e efetiva é através dos educadores, que podem e precisam levar estes recursos para que os educandos possam sentir-se estimulados e comessem a se familiarizar com a inclusão das novas tecnologias e assim aproveitar os benefícios midiáticos. Esta mudança de propor ações pedagógicas inovadoras tendo como subsídio o uso de novas tecnologias torna-se enriquecedor tanto para os educandos como também para os educadores, mas para acontecer isto é necessário que haja iniciativa e atitude em querer sempre melhorar o fazer pedagógico a fim de poder propiciar aos educandos uma educação com qualidade.

    ResponderExcluir
  32. Eu esqueci de colocar mas sou da turma 2.

    ResponderExcluir
  33. Achei muito engraçado, pois no decorrer do vídeo, me identifiquei com situações reais lá em casa.
    Tenho um filho de 14 anos que todos os dias, repito, todos os dias declaramos guerra. O interesse dele em sair de casa para a escola é mínimo. As condições da escola que ele frequenta hoje são praticamente as mesmas de quando eu estudava ha 16 anos!!!
    Hoje ele tem muito mais atrativo em casa, no seu quarto com seus eletrônicos e pertences.
    Realmente ŕ preciso mudar o esteriótipo de que sala bonita e organizada, é aquela onde estão uma cadeira atrás da outra.
    Os tempos mudaram, tenho um filho adolescente que me ensina a mexer no computador, porém a escola continua tradicional.
    O filme me fez repensar meus conceitos e minhas práticas.

    ResponderExcluir
  34. Comentário de Marilsa da Silva Pereira:
    no atual contexto da sociedade a criança é inserida no mundo digital muito antes do contato com os livros,tradicionais no modelo de educação ainda proposta nos dias de hoje.
    Enquanto a escola não mudam, as aberturas das fronteiras digitais vem sendo abertas cada vez mais rapidas e mais cedo aos individuos desta nova sociedade digitalizada.
    Apesar de toda a abertura e rapidez das informações as crianças vem perdendo seu espaço no mundo tradicional,almoçar em familia conversar com seus pais sobre o seu dia na escola coisas que até a algum tempo era visto em muitos lares hoje uma pequena parcela dessas crianças digitalizadas tem um contato tão proximo de seus familiares é muito mais facil conversar via msn,chats etc.

    ResponderExcluir
  35. Gostei muito do video, apesar de não ser nenhum show de designe digital. O que importa é que ele sintetiza de forma bastante clara e didática o que todos já sabemos, mas muitos esquecem de considerar em suas praticas pedagógicas. Ainda bem que não são todos @s professor@s assim. Nós, por exemplo estamos ligados na necessidade de acompanharmos a linguagem dessa garotada nativa digital, não é verdade!? tarefa nada fácil, mas boa sorte para tod@s nós! Mas não adianta incluir as mídias, sem resignificar objetivos educativos. Esse video no link que envio mostra de forma bem clara o que digo:http://www.youtube.com/watch?v=xLRt0mvvpBk&feature=related
    Alice Schmall turma 2

    ResponderExcluir
  36. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vivemos em um mundo totalmente tecnoogico, estamos escravizados seja no trabalho escola ou em casa, nunca nos preocupamos se esta depedencia pode um dia falhar, mas, para o conhecimento é muito importante e de grande ajuda, já que estimula a autoaprendizagem, e contribui para tirar duvidas e avançar no aprendizado, o bom é dosar esta interação sem perder o contato e as relações interpessoais tão importantes para a socialização e formação do caráter humano

      Excluir
  37. Comentário de Maria das Neves Linhares Prujansky:
    "Nada do que foi será de novo do jeito que já foi um dia, tudo muda o tempo todo no mundo" Essa música de Lulu Santos retrata a mensagem do vídeo. Tudo muda a cada momento e a Educação continua engessada, doente e morrendo pouco a pouco."

    ResponderExcluir
  38. Comentário de Sintia Elizabete Ferreira:
    "Para mim, existem dois pontos que merecem discussão: O primeiro é a velocidade que a tecnologia se desenvolve e com que as novas gerações se apropriam das mesmas. Nesse ponto, as pessoas (profissionais e familiares) devem estar atentos tanto para a qualidade das informações obtidas através das mídias quanto em se utilizarem positivamente das mesmas para ampliar e dinamizar o aprendizado, o conhecimento. É incontestável que os métodos tradicionais não mais funcionam e que todos devemos estar nso apropriando e diversificando a maneira com que educamos nossas crianças. Outro ponto observado e este entendo como negativo é o fato de que as crianças possuem excelentes habilidades com as tecnologias, entretanto estão ficando cada vez mais afastadas das pessoas, do contato, do diálogo, das famílias. Cada vez mais possuem dificuldades de se relacionarem com outros de sua espécie. Cabe a nós, educadores, pais que percebem isso saber dosar as duas coisas que ao meu ver se tivessem equilíbrio seria muiot positivo para o futuro de nosso planeta."

    ResponderExcluir
  39. O video para mim foi muito interessante, pois me fez refletir com minha infância e a infância de meu filho, uma boa comparação.
    Na minha época de infância a folha e o lápis era muito significativa na hora de fazer um trabalho, hoje percebo que a infância de meu filho é práticamente tecnologica, pois por exemplo fazer um trabalho, o professor exige ser digitado.
    O mundo virtual hoje tem muito valor, em todos os sentidos, tanto para procurar um emprego como para fazer uma faculdade por exemplo.
    Precisamos nos envolver mais com essas tecnologias, pois as crianças estão sempre com novidades novas.

    ResponderExcluir