CURSO: PRÁTICAS
MÍDIA-EDUCATIVAS COM PROJETOS 2012
Identificação da Unidade: Núcleo de Educação Infantil
Tapera
Articuladora: Andrea
dos Santos
Atores do Processo:
Grupo 6 matutino e Josiane
Colaboradores:
Anita, Josiane e Andrea Sousa
Temática: A Inserção das Crianças como Personagens Principais
no Teatro Musical
Registro da vivência: O processo de construção do
projeto desde o início foi estimulador e prazeroso tanto para mim mas
principalmente para as crianças, pois a cada ação proposta que elas faziam eu
percebia a alegria, a surpresa, a concentração, a dedicação, cooperação e as
sugestões que eles davam em como fazer as decorações para o cenário. No desenho
dos fantasmas depois como sugestão a Luiza disse “agente pode colar os
fantasmas no Castelo, aranha e florzinha” Laura disse “agente pode pendurar
também”. Quando fizeram os morcegos a Laura disse “podemos colocar sangue na
boca do vampiro para apresentar o teatro’’, Rafaela disse “agente pode fazer um
boneco e o vampiro para chupar o sangue”. Durante a produção das decorações
para o cenário do teatro era visível a satisfação das crianças quando começavam
e terminavam de fazer. Tiramos fotos durante os momentos e teve algumas
crianças que ao ser convidado para fazer as fotos faziam poses individuais ou
em grupo.
As crianças se encantavam quando viam as fantasias
dos personagens (fantasma, bruxa e vampiro) serem trazidas pela Anita para a
sala, e falavam “ainda falta fazer a bruxa né professora”. O grupo a cada
ensaio ficava eufórico e contente. O grupo confeccionou o convite do teatro
para entregar as famílias, a lembrança (um móbile de fantasma) que eles
levariam como recordação do teatro e o convite que foi entregue em cada turma
por uma criança vestido com a fantasia. As crianças adoram contribuir com a
montagem do móbile e mais ainda quando puderam levar o fantasma após o dia da
festa.
A primeira apresentação das crianças foi feita na
Festa da Família (29/09), as crianças gostaram da festa e da apresentação, esta
a qual eles vivenciaram com muita naturalidade conseguindo assim concretizar o
objetivo proposto do plano de ação sendo este estimular as crianças a
desenvolverem a iniciação a Arte Cênica por meio do teatro musical, pois a
música faz parte da rotina e vivência das crianças da Educação Infantil. Neste
dia se apresentaram 14 crianças, 4
crianças não conseguiram chegar a tempo e um destes chorou por não ter
apresentado mas conversei com eles dizendo que eles iriam poder apresentar com
o grupo outro dia para todas as crianças do NEI, então ele ficou mais
conformado, 1 criança não quis apresentar e 3 não vieram a festa. Na segunda eu
conversei com o grupo o que eles tinham achado da festa e do teatro então
alguns disseram que achou legal e outros gostaram muito e também falaram que a
fantasias eram legais e bonitas.
No dia 18/10 as criança apresentaram o teatro para
as crianças do NEI, foi muito lindo eles adoraram e os grupos pediram bis,
então as crianças do grupo 6 apresentou novamente. As crianças dos grupos menores não ficaram
com medo e até comentavam sobre os personagens do teatro (fantasma, bruxa e
vampiro) com as outras crianças inclusive imitando os gestos. Depois da
apresentação cada turma recebeu um balão de bruxa para pendurar na sala, sendo
uma lembrança da apresentação do teatro do grupo 6 e assim foi o encerramento
desta apresentação.
Avanços: No
início dom projeto tivemos alguns atrasos em desenvolvê-lo,
pois alguns fatores internos contribuíram para isso. Depois de ter uma conversa com o grupo e
algumas pessoas envolvidas no processo pudemos encaminhar o projeto com mais tranquilidade.
As crianças estavam mais comprometidas e os adultos mais
envolvidos também. Desta forma o trabalho coletivo foi se
concretizando e se articulando ao projeto teatro. O maior avanço
foi a participação das crianças no que diz
respeito à cooperação e contribuição
com ideias e construção dos conhecimentos.
Dificuldades: durante
a construção do projeto percebi que a maior dificuldade foi
desenvolvê-lo junto com as crianças
e sem contar com parceria de sala totalmente ativa e efetiva, visto que, o
rendimento do projeto foi razoável, porém poderia ter sido
excelente. A dificuldade em obter os recursos me deixou um pouco ansiosa já
que a data para a apresentação estava próxima, mas enfim em
meio a tantos obstáculos a persistência e a atitude
permitiu superar estas barreiras.
Descobertas:
A maior descoberta foi saber que a comunicação e colaboração
efetiva das famílias contribuíram muito para a
realização deste projeto. Descobri também
que a falta de tempo para a socialização e interação
do projeto inviabilizou o surgimento para que eu pudesse pedir sugestões
para os outros profissionais.
Avaliação do PAI: O plano de
ação desenvolvido teve como proposta propiciar as
crianças vivências no meio artístico
de maneira que eles fossem os atores principais deste processo, pois as crianças
do NEI na maioria das vezes são expectadores e desta vez este tipo de ação
tornou se algo novo tanto para o grupo 6 mas também
para as crianças das outras turmas que vivenciaram e compartilharam este momento. Envolver as crianças
neste projeto possibilitou que eles pudessem desenvolver mais a sua autonomia e
construir os seus conhecimentos em diversas áreas, pois o grupo
necessitou ir a busca de informações que contribuíssem
para o desenvolvimento do projeto, tivemos alguns obstáculos
e imprevistos mas conseguimos superar e dar continuidade ao projeto.
A cooperação, a comunicação,
a interação, o desempenho, a busca por materiais alternativos
estiveram presentes neste processo de construção,
e a presença das novas tecnologias (uso de fotos, vídeos,
notebook, internet, impressora e máquina de soltar fumaça)
que se tornaram elementos essenciais para registrar, planejar e replanejar e
avaliar as ações que estavam sendo desenvolvidas ao longo deste
processo de aprendizagem, começou a ser mais ativo e inovador na vida do grupo 6.
O trabalho pedagógico com projetos
quando bem planejado e desenvolvido por meio da construção,
participação, cooperação, articulação
e envolvimento do grupo coletivo enriquece e potencializa a aprendizagem dos
envolvidos. Esta aprendizagem potencializada através
de um currículo que viabilize o trabalho das diferentes áreas
do conhecimento pode trazer muitos benefícios aos educandos e
aos educadores pois ambas as partes se beneficiam.
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