Este é o blog do curso Práticas mídia-educativas com projetos 2012 organizado pelo Núcleo de Tecnologia Municipal – NTM de Florianópolis em consonância com as políticas do Ministério da Educação de inovação tecnológica do programa de formação ProInfo Integrado. O curso tem como objetivo o desenvolvimento de projetos que integrem as mídias na realidade profissional dos participantes (professores, especialistas e auxiliares da educação infantil e ensino fundamental)

terça-feira, 23 de outubro de 2012

AVALIAÇÃO DO PAI


CURSO: PRÁTICAS MÍDIA-EDUCATIVAS COM PROJETOS 2012

 Identificação da Unidade: Núcleo de Educação Infantil Tapera
Articuladora: Andrea dos Santos
Atores do Processo: Grupo 6 matutino e Josiane
Colaboradores: Anita, Josiane e Andrea Sousa
Temática: A Inserção das Crianças como Personagens Principais no Teatro Musical

Registro da vivência: O processo de construção do projeto desde o início foi estimulador e prazeroso tanto para mim mas principalmente para as crianças, pois a cada ação proposta que elas faziam eu percebia a alegria, a surpresa, a concentração, a dedicação, cooperação e as sugestões que eles davam em como fazer as decorações para o cenário. No desenho dos fantasmas depois como sugestão a Luiza disse “agente pode colar os fantasmas no Castelo, aranha e florzinha” Laura disse “agente pode pendurar também”. Quando fizeram os morcegos a Laura disse “podemos colocar sangue na boca do vampiro para apresentar o teatro’’, Rafaela disse “agente pode fazer um boneco e o vampiro para chupar o sangue”. Durante a produção das decorações para o cenário do teatro era visível a satisfação das crianças quando começavam e terminavam de fazer. Tiramos fotos durante os momentos e teve algumas crianças que ao ser convidado para fazer as fotos faziam poses individuais ou em grupo.
As crianças se encantavam quando viam as fantasias dos personagens (fantasma, bruxa e vampiro) serem trazidas pela Anita para a sala, e falavam “ainda falta fazer a bruxa né professora”. O grupo a cada ensaio ficava eufórico e contente. O grupo confeccionou o convite do teatro para entregar as famílias, a lembrança (um móbile de fantasma) que eles levariam como recordação do teatro e o convite que foi entregue em cada turma por uma criança vestido com a fantasia. As crianças adoram contribuir com a montagem do móbile e mais ainda quando puderam levar o fantasma após o dia da festa.
A primeira apresentação das crianças foi feita na Festa da Família (29/09), as crianças gostaram da festa e da apresentação, esta a qual eles vivenciaram com muita naturalidade conseguindo assim concretizar o objetivo proposto do plano de ação sendo este estimular as crianças a desenvolverem a iniciação a Arte Cênica por meio do teatro musical, pois a música faz parte da rotina e vivência das crianças da Educação Infantil. Neste dia se apresentaram 14 crianças, 4 crianças não conseguiram chegar a tempo e um destes chorou por não ter apresentado mas conversei com eles dizendo que eles iriam poder apresentar com o grupo outro dia para todas as crianças do NEI, então ele ficou mais conformado, 1 criança não quis apresentar e 3 não vieram a festa. Na segunda eu conversei com o grupo o que eles tinham achado da festa e do teatro então alguns disseram que achou legal e outros gostaram muito e também falaram que a fantasias eram legais e bonitas.
No dia 18/10 as criança apresentaram o teatro para as crianças do NEI, foi muito lindo eles adoraram e os grupos pediram bis, então as crianças do grupo 6 apresentou novamente.  As crianças dos grupos menores não ficaram com medo e até comentavam sobre os personagens do teatro (fantasma, bruxa e vampiro) com as outras crianças inclusive imitando os gestos. Depois da apresentação cada turma recebeu um balão de bruxa para pendurar na sala, sendo uma lembrança da apresentação do teatro do grupo 6 e assim foi o encerramento desta apresentação.

Avanços: No início dom projeto tivemos alguns atrasos em desenvolvê-lo, pois alguns fatores internos contribuíram para isso.  Depois de ter uma conversa com o grupo e algumas pessoas envolvidas no processo pudemos encaminhar o projeto com mais tranquilidade. As crianças estavam mais comprometidas e os adultos mais envolvidos também. Desta forma o trabalho coletivo foi se concretizando e se articulando ao projeto teatro. O maior avanço foi a participação das crianças no que diz respeito à cooperação e contribuição com ideias e construção dos conhecimentos.

Dificuldades: durante a construção do projeto percebi que a maior dificuldade foi desenvolvê-lo junto com as crianças e sem contar com parceria de sala totalmente ativa e efetiva, visto que, o rendimento do projeto foi razoável, porém poderia ter sido excelente. A dificuldade em obter os recursos me deixou um pouco ansiosa já que a data para a apresentação estava próxima, mas enfim em meio a tantos obstáculos a persistência e a atitude permitiu superar estas barreiras.

Descobertas: A maior descoberta foi saber que a comunicação e colaboração efetiva das famílias contribuíram muito para a realização deste projeto. Descobri também que a falta de tempo para a socialização e interação do projeto inviabilizou o surgimento para que eu pudesse pedir sugestões para os outros profissionais.

Avaliação do PAI: O plano de ação desenvolvido teve como proposta propiciar as crianças vivências no meio artístico de maneira que eles fossem os atores principais deste processo, pois as crianças do NEI na maioria das vezes são expectadores e desta vez este tipo de ação tornou se algo novo tanto para o grupo 6 mas também para as crianças das outras turmas que vivenciaram  e compartilharam este momento. Envolver as crianças neste projeto possibilitou que eles pudessem desenvolver mais a sua autonomia e construir os seus conhecimentos em diversas áreas, pois o grupo necessitou ir a busca de informações que contribuíssem para o desenvolvimento do projeto, tivemos alguns obstáculos e imprevistos mas conseguimos superar e dar continuidade ao projeto.
A cooperação, a comunicação, a interação, o desempenho, a busca por materiais alternativos estiveram presentes neste processo de construção, e a presença das novas tecnologias (uso de fotos, vídeos, notebook, internet, impressora e máquina de soltar fumaça) que se tornaram elementos essenciais para registrar, planejar e replanejar e avaliar as ações que estavam sendo desenvolvidas ao longo deste processo de aprendizagem, começou a ser mais ativo e inovador na vida do grupo 6.
O trabalho pedagógico com projetos quando bem planejado e desenvolvido por meio da construção, participação, cooperação, articulação e envolvimento do grupo coletivo enriquece e potencializa a aprendizagem dos envolvidos. Esta aprendizagem potencializada através de um currículo que viabilize o trabalho das diferentes áreas do conhecimento pode trazer muitos benefícios aos educandos e aos educadores pois ambas as partes se beneficiam.








Nenhum comentário:

Postar um comentário